GTs

GT 1 - EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS 

Coordenadores: Simone Santos, Aldenora Macedo e Jefferson Sampaio

A proposta deste GT é refletir sobre a educação na perspectiva da educação em/para os direitos humanos, como princípio de democratização do ensino. Levando em conta a abrangência, riqueza e pluralidade de tal temática receberemos propostas que abordem questões como gênero, raça, sexualidade - seus conflitos e complexidades na escola. Propostas que identifiquem o ensino especial na perspectiva da educação inclusiva, assim como os que versem acerca dos sentidos e especificidades da EJA (Educação de Jovens e Adultos), do Ensino Profissionalizante e Tecnológico e da EaD (Educação à Distância). As comunicações podem ser relatos de experiências vivenciadas na escola (exitosas ou não), apresentação de trabalhos frutos de pesquisas acadêmicas, projetos desenvolvidos nas instituições de ensino e outras formatações: como artigos, ensaios etc. Ressalta-se que estaremos abertas/os também à propostas advindas da educação popular. Neste sentido pretendemos reunir membros da sociedade civil, professoras/es, estudantes, pesquidoras/es de todos os níveis da educação básica e superior. Entendendo o ensino básico em todas suas etapas (educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio). Acreditamos que os diálogos,  trocas de experiências, ideias e informações são mecanismo de resistência na busca ao direito à educação de qualidade para todos, contribuindo-se assim, para uma sociedade mais equânime, justa e democrática.


GT 2 - DIREITOS HUMANOS, MOVIMENTOS SOCIAIS E DIVERSIDADE 

Coordenadores: Luana Menezes Lira, Rejane e Raphael Santos Lapa

Pensar Direitos Humanos é também refletir sobre as práticas sociais que fazem dessa pauta um processo de luta contínuo. Inseridos no contexto de diversidade e multiculturalismo, as discussões desse GT perpassam temas acerca da cultura, das lutas dos movimentos sociais e populares em demandas transversais, como raça, gênero, povos tradicionais, religião, idade, pessoas com deficiência, dentre outros. As propostas de apresentação devem discutir acerca das ações de movimentos sociais e, também, trabalhos, teóricos e empíricos, que fomentem o interesse pela diversidade.

GT 3 - DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Coordenadores: Maria Fernanda Régis e Renata D´Ávila

O  debate sobre políticas públicas em educação é crucial para pensarmos tanto a educação como um direito humano quanto a educação em direitos humanos. No debate político se disputam territórios de influência, se constroem currículos e modelos educacionais, se estabelecem diálogos com a sociedade e movimentos sociais. Entre construções teóricas e desdobramentos práticos, pensar a relação entre direitos humanos, políticas públicas e educação é um exercício de monitoramento e avaliação, de revisão de caminhos e de propostas de mudanças para que todos tenham acesso à educação.