SOBRE



Desde a lei de criação dos Institutos Federais - IF, existe a preocupação de se ofertar uma educação transformadora que possibilite a superação dos cenários de desigualdade e violência propagados durante anos e que ainda existem em nossa sociedade.  Além disso, os IFs buscam não só o desenvolvimento local, regional e nacional, mas também o empoderamento humano, a transformação social e a formação para uma cidadania ativa, com foco numa democracia real.
O tráfico, o sequestro e a escravização de povos africanos e o genocídio de povos originais na América, geraram pessoas com mentes excludentes, racistas e autoritárias, influenciando na construção de uma sociedade com os mesmos aspectos, bem como instituições que propagam tais ideias e reforçam, constantemente, esse cenário. No Brasil, essas mentalidades passaram por 322 anos de Colônia, 67 de Império, 123 de República, 358 anos de escravidão negra, além de 29 anos de ditadura militar. O povo brasileiro sabe bem o que é sentir na pele os males de uma sociedade desigual e excludente (ZENAIDE, 2014).
Nesse sentido, a educação e o acesso à informação e história se apresentam como ponto chave para a superação desse cenário. Muitos direitos foram conquistados no decorrer do tempo, todavia existem muitos outros que ainda necessitam ser. Quando se pensa em uma educação aliada aos direitos humanos, pensa-se em uma educação para o nunca mais, para a transformação social, para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde as diferenças são respeitadas, sem imposição de padrões que ferem a individualidade de cada um, mas que direciona para o bem-estar social e intercultural.
Propiciar à população de baixa renda, muitas vezes marginalizada no decorrer da história, a oportunidade de participar de um evento científico que tem como intuito a conscientização acerca dos direitos humanos e dos direitos que eles como humanos detêm, é ir contra à toda forma de opressão e permitir a construção de ambientes dialógicos. Não obstante disso, esse evento apresenta-se como parte importante na formação continuada dos professores e técnicos do Instituto Federal de Brasília e outras instituições de ensino, tendo em vista a necessidade de discussão e trabalho do tema na formação dos alunos em sala de aula.

Objetivo Geral: Propiciar um ambiente de debate e reflexão acerca dos direitos humanos e da educação em direitos humanos como forma de libertação e transformação social.
Objetivos Específicos: Debater acerca dos direitos humanos na contemporaneidade; discutir sobre as práticas escolares com foco na educação em direitos humanos; refletir acerca dos movimentos sociais no cenário brasileiro e da América Latina; debater sobre os movimentos sociais como meio para o alcance e manutenção de direitos humanos básicos; debater sobre a dignidade humana e como essa impulsiona os movimentos sociais em prol de direitos.

Local onde ocorrerá o evento:
Instituto Federal de Brasília - IFB
Campus São Sebastião
Área Especial 2 - São Bartolomeu 
São Sebastião - DF
CEP