OFICINAS

Oficina 1 - Gênero e Diversidade na Escola: prática pedagógicas para superação de preconceitos

Esta oficina se insere no campo de estudos de gênero e diversidade na educação e parte do pressuposto de que a prática pedagógica vigente em nossas escolas ainda não alcançou o patamar desejado de atenção a estas questões e dessa maneira negligencia o direito humano da diferença. Nesse sentido nós, pesquisadoras/estudiosas da temática e professoras da rede pública do Distrito Federal, pretendemos nesta oficina compartilhar nossas aprendizagens e, sobretudo, as experiências em sala de aula. Como metodologia estaremos sistematizando ações cotidianas que adotamos em nossas práticas e que buscam a desconstrução de preconceitos recorrentes no ambiente escolar relacionadas às questões de gênero, raça e sexualidade, intrínsecas à diversidade humana e constituintes dos direitos humanos.  Ofereceremos, para além dos práticos, subsídios teóricos que possam fomentar a criação de novas estratégias de enfrentamento, objetivando contribuir com uma sociedade inclusiva e justa para todas/os.

Proponentes:
Msc. Jaqueline Aparecida Barbosa (SEDF)
Mestranda Aldenora Macedo (SEDF)


Oficina 2 - LIBRAS: conhecendo para vivenciar

O objetivo da oficina de - Libras: Conhecendo para vivenciar - é de proporcionar contato com a Língua de sinais brasileira como um marcador cultural da pessoa surda. Ter ouvintes que conheçam e respeitem a surdez como uma diferença e como modelo social, ao invés, do conceito de deficiência é promover uma educação em/para direitos humanos que visa o direito a ter direitos para todos. De forma lúdica, com música e poesia e roda de conversa será ensinado a Libras em contexto.

Proponentes:
Mestranda Simone Santos (SEDF)


Oficina 3 - Povos Indígenas

A presente oficina se propõe a trazer uma ruptura da perspectiva evolucionista sobre os povos indígenas. Partiremos do entendimento do que é ser indígena no Brasil, compreender como se constrói a representação dos povos indígenas. Busca-se também trazer a relação do Governo Ditatorial Militar e os Povos Indígenas e o processo constitucional com sua vertente cidadã. Por fim, dialogaremos sobre as atuais realidades e demandas comuns aos povos indígenas que resistem no país. A oficina se dará através de exibição de um documentário e vários momentos de debates e construção de pensamentos. Ao final teremos danças tradicionais dos povos indígenas e a exposição de artesanatos e artigos produzidos.

Proponentes:
Mestranda Luana Menezes (UnB)
Mestrando Jósimo Constant (UnB)



Oficina 4 - Diferença é soma, não subtração: formando educadores para a diversidade


Proponentes:
Msc. Jennifer de Carvalho Medeiros (IFB)
Mestrando Jefferson Sampaio de Moura (IFB)